sábado, 1 de junho de 2013

Eros

     Eros, filho de Afrodite - a deusa do amor, era o cupido que atirava suas flechas do amor, deixando as pessoas apaixonadas.


     Era, geralmente, representado como um menino alado que carregava um arco e um carcás com setas. Os ferimentos provocados pelas setas que atirava despertavam amor ou paixão em suas vítimas.

     Outras vezes era representado vestido com uma armadura semelhante à de Ares, o deus da guerra, talvez para sugerir paralelos irônicos entre a guerra e o romance ou simbolizar a invencibilidade do amor.

     Embora fosse algumas vezes apresentado como insensível e descuidado, Cupido era, em geral, tido como benéfico em razão da felicidade que concedia aos casais, mortais ou imortais.
     No pior dos casos, era considerado malicioso pelas combinações que fazia, situações em que agia orientado por Afrodite.


     Lenda do amor trágico


"Se Deus Eros aqui estivesse 
jamais ia pensar em deixar 
suas flexas caírem no chão 
para aqui tal confusão causar.

Encantado do amor sensual
viajo nas curvas do seu corpo
sinuosas, tem dom de iludir
um descuido Thanatos se faz porto.

Um engano marcou toda a vida
um duelo de amor com a morte
que sempre seduz ate fascina.

Leva a jogar com a nossa sorte
o doce amargo dentro no ser
será mesmo, o amor morreu?"

(Rodolfo Andrade)



     Eros era o deus grego do amor. É um deus olímpico, filho de Afrodite e de Zeus, Hermes ou Ares, conforme as versões.
     Certa vez, Afrodite desabafado com Métis, queixou-se que seu filho continuava sempre criança. A deusa lhe explicou que era porque Eros era muito solitário. Haveria de crescer se tivesse um irmão.


     Afrodite deu a luz a Anteros que nasceu pouco depois e Eros ganhou um irmão e ai começou a crescer e a tornar-se robusto.


     Já Platão, descreve assim o nascimento de Eros:

"Quando nasceu Afrodite, os deuses banquetearam, e entre eles estava Poros (o Expediente), filho de Métis. Depois de terem comido, chegou Pínia (a Pobreza) para mendigar, porque tinha sido um grande banquete, e ela estava perto da porta. Aconteceu que Poros, embriagado de néctar, dado que ainda não havia vinho, entrou nos jardins de Zeus e, pesado como estava, adormeceu. Pínia, então, pela carência em que se encontrava de tudo o que tem Poros, e cogitando ter um filho de Poros, dormiu com ele e concebeu Eros. Por isso, Eros tornou-se seguidor e ministro de Afrodite, porque foi gerado durante as suas festas natalícias; e também era por natureza amante da beleza, porque Afrodite também era bela."




Nenhum comentário:

Postar um comentário